O palacete que hoje abriga a Reitoria da Universidade Católica de Pelotas, localiza-se na rua Félix da Cunha, 412. Foi projetado e construído pelo proprietário do imóvel, o engenheiro Artur Antunes Maciel. O prédio foi construído, aproximadamente, na década de 80 do século XIX e foi erguida para servir de residência da família do engenheiro.
Após a morte do proprietário, em 1924, o casarão permaneceu sendo da família, até 1946. A partir de 1948, o local foi vendido à Sociedade Caritativa Literária Irmãs de São José, onde começou a funcionar uma espécie de educandário para a alfabetização de meninas. Posteriormente, o casarão foi adquirido por Dom Antônio Zattera, dando início às atividades da Faculdade Católica de Filosofia. O admirável palacete dos Antunes Maciel constitui a memória viva do período apogeu econômico e cultural da cidade de Pelotas.
O prédio abriga o órgão executivo superior da Universidade que planeja, superintende, coordena e fiscaliza as atividades da UCPel. É exercida pelo Reitor, designado pelo Chanceler, ouvido o Conselho Superior, com mandato de dois anos. Fazem parte do prédio os seguintes órgãos administrativos: Reitoria e Pró-Reitorias, Assessoria de Graduação, Assessoria de Planejamento e Controle, Assessoria de Comunicação e Marketing, Procuradoria Jurídica, Comissão de Seleção e Formação Permanente, Comissão Permanente do Processo Seletivo e a Comissão Própria de Avaliação.