A Estação de Piscicultura da UCPel, foi criada em 1978 a partir de convênio entre a UCPel/SANEP/Ministério do Interior, por iniciativa do então Bispo de Pelotas Dom Antônio Zattera, que já naquele momento teve a percepção da importância dos ambientes de águas doces da zona sul do RS.
Tem como objetivo desenvolver pesquisas e tecnologias para preservação, conservação e cultivo de peixes da região de abrangência da UCPel.
Atualmente a Estação de Piscicultura tem suas ações ampliadas para a área de manejo e conservação da biodiversidade, gestão de recursos hídricos e gestão de pesca. A Estação comporta os laboratórios de Limnologia Biológica; Limnologia física e química; Reprodução e cultivo de peixes e Laboratório de Manejo e Conservação da Biodiversidade.
São desenvolvidas atividades relacionadas ao ensino com aulas práticas, orientação de TCC, alunos bolsistas e iniciação científica; pesquisa com a elaboração e execução de projetos de pesquisa e extensão com assessoria técnica nas áreas de piscicultura, pesca e conservação ambiental, junto a Prefeituras municipais, secretárias e conselhos de meio ambiente e desenvolvimento.