O Caps é um dispositivo em saúde mental vinculado ao SUS, que visa a atenção psicossocial, para pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. Compõe a rede de saúde mental do município de Pelotas, caracterizando-se por ser um CAPS II com a especificidade de ser também um espaço de formação acadêmica.
O estágio se serviço social no CAPS Escola propõe-se a qualificar a formação acadêmica, no sentido de formar profissionais com conhecimento e preparados para trabalharem no campo da saúde mental dentro dos princípios da Reforma Psiquiátrica. Entendendo que o trabalho nessa área implica uma atuação ampla, envolvendo desde o cuidado diário no CAPS até uma articulação com a rede de saúde e intersetorial.
O estagio se realizara no acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo serviço social no CAPS, sendo a supervisão de campo realizada concomitante com a evolução do estagio e em conjunto com a supervisão acadêmica, através de reuniões e encontros sistemáticos, individuais e coletivos.
O Serviço Social do Hospital Universitário São Francisco de Paula atua diretamente com pacientes, familiares e colaboradores da instituição.
Trabalha assim, com uma escuta atenta e um olhar mais detalhado, percebendo os indivíduos como criadores autônomos de suas próprias histórias de vida. Histórias essas que são múltiplas e não únicas, porque para além de um corpo doente ou parte de um corpo debilitado fisicamente - que é o caso de pacientes internados -, ainda existem distintas relações e formas de vida pulsante.
O Serviço Social trabalha também focado na potencialização das relações familiares e/ou afetivas que envolvem esse período de hospitalização. O setor realiza as mais diversas atividades cotidianas, como projetos educativos, trabalho interdisciplinar com outras áreas que atuam na instituição e luta diretamente pela garantia de direitos já adquiridos para todos que assim necessitarem.
Objetiva explicitar uma política de relacionamento com os estudantes da UCPel, nos diversos cursos, por meio da promoção, execução e acompanhamento de programas e projetos que possam contribuir com a formação dos alunos, proporcionando-lhes condições favoráveis de relacionamento e integração na vida universitária, assim como busca criar condições para facilitar o acesso e permanência na Universidade.
Servindo de interface Pró-Reitoria Acadêmica-Alunos, o NAE desenvolve suas atividades pela articulação com os cursos e Institutos da UCPel.