Quer participar do
II ENCONTRO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL?

Organização

CAPS - ESCOLA

O Caps é um dispositivo em saúde mental vinculado ao SUS, que visa a atenção psicossocial, para pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. Compõe a rede de saúde mental do município de Pelotas, caracterizando-se por ser um CAPS II com a especificidade de ser também um espaço de formação acadêmica.

O estágio se serviço social no CAPS Escola propõe-se a qualificar a formação acadêmica, no sentido de formar profissionais com conhecimento e preparados para trabalharem no campo da saúde mental dentro dos princípios da Reforma Psiquiátrica. Entendendo que o trabalho nessa área implica uma atuação ampla, envolvendo desde o cuidado diário no CAPS até uma articulação com a rede de saúde e intersetorial.

O estagio se realizara no acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo serviço social no CAPS, sendo a supervisão de campo realizada concomitante com a evolução do estagio e em conjunto com a supervisão acadêmica, através de reuniões e encontros sistemáticos, individuais e coletivos.

Desenho CAPS Escola

Atuação do SS:

  • Acompanhamento de grupos, oficinas, assembléias, atendimentos individuais, acolhimentos, visitas domiciliares, contatos com a rede de SM, ações intersetoriais, reuniões de equipe e outras reuniões relativas ao estágio;
  • Acompanhamento nas atividades extra caps: associação de usuários e familiares, programa de rádio, Oficina de Trabalho e Renda - Retrate, Feira de Artesanato da Avenida, Grupo Vocal Esperança e CTG e eventos diversos relativos ao campo de estágio;
  • Visitações as UBS do território fortalecendo o trabalho em rede;
  • Garantir o acesso aos direitos sociais dos usuários do Caps (LOAS, Auxílio doença, Programa Bolsa Família, Passe de ônibus);
  • Analisar e propor ações que atendam a demanda da "inclusão pelo trabalho".

HUSFP/PS

Hospital Universitário

Logo HU

O Serviço Social do Hospital Universitário São Francisco de Paula atua diretamente com pacientes, familiares e colaboradores da instituição.

Trabalha assim, com uma escuta atenta e um olhar mais detalhado, percebendo os indivíduos como criadores autônomos de suas próprias histórias de vida. Histórias essas que são múltiplas e não únicas, porque para além de um corpo doente ou parte de um corpo debilitado fisicamente - que é o caso de pacientes internados -, ainda existem distintas relações e formas de vida pulsante.

O Serviço Social trabalha também focado na potencialização das relações familiares e/ou afetivas que envolvem esse período de hospitalização. O setor realiza as mais diversas atividades cotidianas, como projetos educativos, trabalho interdisciplinar com outras áreas que atuam na instituição e luta diretamente pela garantia de direitos já adquiridos para todos que assim necessitarem.

UBS Fátima

UBS Fátima Foto 1

UBS Santa Teresinha

NAE - Núcleo de Apoio ao Estudante

Objetiva explicitar uma política de relacionamento com os estudantes da UCPel, nos diversos cursos, por meio da promoção, execução e acompanhamento de programas e projetos que possam contribuir com a formação dos alunos, proporcionando-lhes condições favoráveis de relacionamento e integração na vida universitária, assim como busca criar condições para facilitar o acesso e permanência na Universidade.

Servindo de interface Pró-Reitoria Acadêmica-Alunos, o NAE desenvolve suas atividades pela articulação com os cursos e Institutos da UCPel.

NAE
Horário de Atendimento: 8:30h às 22h
Fone: 2128.8202 / 2128.8286
E-mail: nae@ucpel.tche.br
Endereço: Félix da Cunha, 412 - Jardim do Campus I – Sala 103 A
Apoio
CRESS Seccional de Pelotas
Realização
UCPel