A INTECOOP-UCPEL nasceu oficialmente em 19/10/1999, com o apoio da Reitoria da UCPEL. A idéia de sua criação nasceu em 1998, no interior do Núcleo Local da Rede Unitrabalho que, na época, desenvolvia um projeto de estudos sobre Desemprego e Desenvolvimento Local. A presença do Prof. Reinaldo Tillmann num seminário de difusão sobre incubação de cooperativas, promovido pela FINEP e apresentado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFRJ serviu como ponto de partida.
Logo em seguida, um grupo de professores constituiu um primeiro núcleo de discussão para a formação da incubadora. Faziam parte dele os professores Adelina Baldissera, Ana Luisa Barros (Bibiba), Antônio Cruz, Antonio Garcia, Gabriela Scur Silva, Reinaldo Tillmann, bem como a Prof.ª Carmem Júlia Iankhe, do então CEFET-RS.
No início de 2000, um convênio firmado entre a UCPEL e a ANTEAG(Associação Nacional de Trabalhadores em Empresas de Autogestão), sob os auspícios, então, da Secretaria de Desenvolvimento Econômicos e Assuntos Internacionais do Governo RS, permitiu o início das atividades.
Nesses dez anos, a INTECOOP passou por pelo menos duas reformulações. Cerca de quinze professores de distintas áreas e das várias instituições parceiras (UCPEL, UFPEL, CEFET/IFSUL) participaram ativamente do projeto; doze técnicos tiveram relação com a Incubadora em contratos para projetos específicos; aproximadamente 400 estudantes realizaram os cursos de formação de monitores e cerca de 60 deles tiveram atuação efetiva na incubadora.
Um total de 18 projetos de incubação foram iniciados e/ou desenvolvidos e três empreendimentos se consolidaram (COOPAL, COOPERNOVA, FRAGET). Atualmente (segundo semestre de 2009), cinco projetos de incubação estão sendo realizados (ver grupos incubados).
Foram estabelecidos convênios de financiamento, nesse período, com as seguintes entidades: ANTEAG, Governo do RS/Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Governo do RS/Gabinete da Reforma Agrária e Cooperativismo e Governo Federal/FINEP.
Atualmente, o PRONINC – Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Cooperativas, do Governo Federal, coordenado pela SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária) e operado pela FINEP/MCT – e a UCPEL financiam as atividades do NESIC/INTECOOP.
Por ora, o NESIC/INTECOOP participa de três redes de cooperação, uma nacional e duas internacionais: