Rede de ITCPs

A Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Rede de ITCPs) é formada, atualmente, por 42 incubadoras cujo objetivo é apoiar a formação e consolidação de empreendimentos de economia solidária, bem como prestar assessoria e formação a grupos já consolidados.

O centro da ação das incubadoras da Rede de ITCPs é a articulação de processos educativos para a cooperação e a autogestão, estruturando-se internamente às universidades na forma de projetos, de programas permanentes ou mesmo de órgãos institucionais. Sua finalidade é dar suporte à formação e ao desenvolvimento de cooperativas populares e outras formas de iniciativas econômicas solidárias – empresas recuperadas autogestionárias, clubes de trocas, bancos comunitários e cooperativas de crédito solidário, redes solidárias de produção e/ou de comercialização, grupos de construção por ajuda mútua etc. Formas de empreendedorismo marcadas pela relação de igualdade e de solidariedade entre seus membros, e pela autogestão dos empreendimentos.

De modo geral, tais iniciativas são resultado da articulação de grupos de trabalhadores desempregados ou em situação de trabalho precário, e que procuram a melhoria da qualidade de vida e de trabalho dos seus associados, de suas famílias e de suas comunidades, visando o pleno exercício da cidadania.

O conjunto das incubadoras vinculadas à Rede de ITCPs representam, atualmente, o envolvimento direto de cerca de 200 docentes/pesquisadores, aproximadamente 750 estudantes e cerca de 200 técnicos de nível superior, que atuam conjuntamente nas incubadoras, de forma interdisciplinar. Neste momento, cerca de 330 grupos encontram-se sob acompanhamento das diversas incubadoras, representando um universo aproximado de 7 mil trabalhadores associados em empreendimentos solidários.

 

Voltar a Página Inicial